Algumas das principais ruas e avenidas de Ribeirão Preto (SP) foram ocupadas por centenas de cavalos, carros de bois, carroças, charretes e carros de som na manhã deste domingo (14). A 5ª Tropeada e a 9ª Cavalgada Beneficente marcaram a abertura oficial do Ribeirão Rodeo Music 2013, um dos principais eventos de música sertaneja do interior de São Paulo. A festa acontece no Parque Permanente de Exposições da cidade entre 30 de abril e 4 de maio.
Marcando o início do calendário da 9ª edição do rodeo, a cavalgada reuniu 1 mil pessoas, segundo estimativa da organização do evento. Os participantes se reuniram no cruzamento da avenidas Caramuru e Professor João Fiusa. Nos alto-falantes, clássicos da música sertaneja de raiz como 'Ainda Ontem Chorei de Saudade' davam o clima aos presentes.
saiba mais
"É a quarta vez que participo da cavalgada e sou suspeito para falar. Cada ano que passa, parece que fica melhor. É muito bom. A hora agora é de olhar a mulherada bonita, beber cerveja e escutar o modão de viola", disse o vendedor Carlos Araújo Cavalcante, que veio de Taquaritinga (SP) para participar do evento.
Quando a comitiva saiu, os motoristas entraram na brincadeira e buzinavam para os cavaleiros. Os participantes percorreram avenidas como a Gerônimo Gonçalves e Marechal Costa e Silva, no Centro, antes de chegar ao Parque Permanente de Exposições, Zona Norte da cidade, onde o Ribeirão Rodeo Music será realizado.
No local, um almoço foi organizado para receber os cavaleiros, que tinham que pagar R$ 25 para poder comer a vontade. Segundo a organização, toda a renda obtida será revertida para a entidade Cantinho do Céu, que cuida de pessoas com deficiências múltiplas e severas.
"Adoro rodeio e música sertaneja. Gosto de participar de eventos desse tipo quando posso. É muito bom para ficar com os amigos curtindo", disse a estudante Marília Letícia Verondi, de 25 anos.
Para o publicitário, Marco Longatto, amigo da jovem, as cavalgadas já são uma tradição. "Venho sempre, pois o meu pai gosta muito. É bacana juntar a galera e participar. Ainda mais sabendo que depois esse dinheiro será repassado para uma boa causa", disse.