No município de Araranguá o SENAR desenvolve duas turmas de Equideocultor, uma pela manhã e outra à tarde. Os alunos estão no 2° de quatro módulos. O curso deve ser concluído em dezembro deste ano.
Assessoria de Comunicação do SENAR
(61) 2109-4128 / 2109-1379
www.canaldoprodutor.com.br
Fonte: CenarioMT em 28/09/12
Alessandro de Souza, instrutor do SENAR há nove anos e professor em equideocultura, diz que o curso atende à necessidade da região do Vale do Araranguá que está com carência de mão de obra na área. “A expectativa é inserir os alunos, como o Bryan, por exemplo, no mercado de trabalho local assim que concluírem o curso. Há amigos que já me procuram querendo indicação daqueles que mais se destacam para trabalho de meio período,” revela.
O professor explica que essa capacitação dá melhor embasamento aos jovens do que os cursos menores. “Posso dizer que esse é um curso de formação profissional, porque com 320h eles conseguem lidar com o dia a dia da profissão e saem sabendo mais do que muitos universitários por conta da prática que o curso demanda”, ressaltou.
Cavalos são animais que encantam pela força, porte e beleza. Se passar algumas horas com eles você facilmente ficará apaixonado. Quem lida diariamente com esses animais sabe bem como é se sentir assim.
“É a melhor coisa que já fiz na vida”, declara Fábio Henrique Ribeiro, 14 anos, aluno do curso de Equideocultor do PRONATEC SENAR, em Araranguá, Santa Catarina. Fábio conta que já lidou com cavalos e que cria um em casa. “Meu cavalo estava meio xucro no início, mas com o aprendizado do curso estou conseguindo domá-lo mais facilmente.” O sonho dele é cursar Veterinária e seguir carreira na área.
Esse também é o sonho de Paolla Adriely Daboit, de 15 anos. Encantada com os cavalos do aras onde são realizadas as aulas do curso, ela afirma que está satisfeita com o aprendizado e a lida diária com os cavalos. “Estou gostando muito, tanto que penso fazer veterinária e depois seguir com uma especialização na área de casqueamento. Tenho um primo em Minas Gerais que trabalha com cavalos e ele vai me ajudar a entrar no mercado de trabalho. Mas antes disso, quando terminar esse curso, no próximo ano, pretendo trabalhar no aras para pegar experiência profissional”, explica.
“Estou gostando, está valendo muito a pena fazer esse curso. Não sei ainda em que área vou atuar, mas com certeza será com cavalos”, afirma Vitória Alexandra Maie Buis, de 15 anos.
As aulas do curso de Equideo também levantam a auto-estima dos alunos em Araranguá. “Estava em casa sem fazer nada, dormindo até meio dia e quando o diretor da escola falou do curso, resolvi fazer. Hoje eu sei mais sobre cavalos do que os meus amigos que trabalham na área” diz animado Bryan Hipólito, de 16 anos. Ele cursa o 2°ano do Ensino Médio na escola pública local e também espera trabalhar na área depois de terminar o curso. “Estou gostando muito, estive até conversando com o instrutor para poder trabalhar no aras depois que concluir as aulas,” disse.
Estância da Matinha
Rodovia Integração (SP 563) Km 80 +500
Bairro Córrego do Veado - Presidente Venceslau - SP
Fone: (18) 3271-3077
alvaro@estanciadamatinha.com.br
Todos os direitos reservados por Estância da Matinha