Nossa Vocação
Adquirimos a propriedade em janeiro de 2001 sem um projeto definido do que produzir. Tínhamos uma romântica idéia de que o sitio tinha que ser auto-sustentável. Iniciamos um pequeno experimento com gado de corte, mas sentimos que esse não era o caminho.
Em agosto de 2004 tomamos conhecimento de uma experiência que nos pareceu fascinante. Através de um amigo ficamos sabendo que no assentamento da fazenda Buriti no município de Paulicéia / SP, um pequeno produtor estava conseguindo ter uma produção diária, de aproximadamente 330 litros de leite, em uma área inferior a um alqueire, através de um sistema de piquete rotacionado utilizando a gramínea tifton, com irrigação e adubação diários.
Naquele mês fomos conhecer o projeto e confirmamos essas informações iniciais no próprio local. Como não encontramos o produtor na hora da visita, nossas informações ficaram incompletas. Resolvemos conhecer outro produtor que nos forneceu mais informações sobre o projeto. Fomos até o sitio do Sr. Elcio de Paulicéia, que nos deu mais detalhes do projeto e a ele devemos o primeiro saco de mudas de tifton.
A partir daí iniciamos a busca de informações sobre o referido projeto e tivemos seguido contatos com engenheiro agrônomo Adalberte Stivari, da CATI- Coordenadoria de Assistência Técnica Integral - Regional de Dracena, que em dezembro de 2004 fez uma visita à estância e forneceu-nos as orientações básicas para implantação do projeto de Viabilidade da Bovinocultura de Leite em Pequenas Propriedades , projeto desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sudeste e executado pela CATI.
Desde então temos buscado informações e assistência técnica para implantar o projeto, seja em Presidente Venceslau ou em outras localidades.
Algumas etapas já foram vencidas:
1 - Plantio de cana forrageira;
2 - Estabelecimento de piquetes de pastagem rotacionada (Tifton, Mombaça e Capim Elefante);
3 - Controle leiteiro;
4 – Anotações sobre o rebanho e controle de despesas;
5 - Implantação do pluviômetro e controle de temperatura;
6-Abertura de poço;
7-Implantação de projeto de irrigação;
8- Utilização de inseminação artificial;
9- Instalação de sala de ordenha;
9-Instalação de tanque de resfriamento de leite;
10-Reforma e implantação de pastagens em piquetes para vacas secas e novilhas;
11- Criação de novilhas com acompanhamento ;
Há outras etapas a serem vencidas, mas precisamos ainda vencer os desafios da alimentação dos animais, concluindo a formação de pastagens em piquetes rotacionados, sombreamento e colocar em ação outro sistema de irrigação.E aumentar nossa produtividade.
Outros desafios precisam ser vencidos, juntamente com a parte sanitária que sempre precisa ser aprimorada. Na genética optamos por formar um rebanho próprio, o que demanda aprendizagem, trabalho e tempo de maturação . Em síntese nossos esforços tem 3 focos: nutrição, sanidade e genética.
Desde agosto de 2004 temos canalizado nossas energias para conhecer e implantar o projeto.
Nossa vocação é a produção de leite e derivados no sistema intensivo de pastagem, visando tornar autosustentável a atividade produtiva da Estância.
Cavalgada da Amizade/Cursos/ Muladeiros do Pontal
Temos outras atividades. Desde 2003 realizamos sempre no mês de julho a Cavalgada da Amizade, que tem como objetivo promover a amizade entre os produtores rurais, suas famílias e valorizar as tradições do homem do campo. Em um domingo de julho centenas de pessoas montam em seus cavalos e partem para um alegre passeio pelo município.
Em julho de 2010 realizamos a 8ª Cavalgada da Amizade, em a parceira com a Associação dos Produtores Rurais da Micro Bacia do Córrego do Veado e patrocínio do Senar/SP e Caixa Econômica Federal. O evento foi um sucesso .Os compromissos profissionais levaram a suspensão temporária da Cavalgada da Amizade.
Em 2011 e 2012, com apoio da Associação dos Produtores Rurais da Micro Bacia do Córrego do Veado e patrocínio do Senar/SP realizamos cursos de doma, rédeas , casqueamento e ferrageamento de eqüinos e muares.
Em 29 de julho de 2010 realizamos o I Passeio dos Muladeiros do Pontal . Um grupo de 8 muladeiros partiu da Estancia até o município de Presidente Bernardes, percorrendo cerca de 65 Km nos lombos de muares criados na Estância e em outras propriedades rurais.
Em 20 de julho de 2012 realizamos o II Passeio dos Muladeiros do Pontal . Desta vez um grupo de 5 muladeiros percorreu 21 Km montado em muares crioulos da Estância terminando o dia no salão da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima no bairro das Pederneiras em Presidente Venceslau, onde pernoitamos e de onde , no dia seguinte, retornamos para a Estância.
Temos uma paixão. A criação de muares. Em 2002 iniciamos a criação de muares. Naquele ano adquirimos na cidade um jumento de nome Tamborim, cujos filhos já estão com mais de ano. Em final de 2005 adquirimos um reprodutor da cidade de Lagoa Dourada / MG, de nome Rena Radial PO registrado. Em dezembro 2006 já nasceram os primeiros filhos, que certamente vão se destacar como animais de sela de primeira qualidade.
Esta é uma singela apresentação da vocação da Estância da Martinha e suas atividades. Nenhum projeto acontece sem perseverança, planejamento e persistência. Nós acreditamos nesse projeto!
Presidente Venceslau, 04 de agosto de 2012