A manhã de domingo chegou com céu azul e sol radiante sobre Presidente Venceslau. Era dia de 8ª Cavalgada da Amizade e os cavaleiros e amazonas desde cedo se puseram a caminho da Estancia da Mantinha, local da concentração.
Um a um, par a par, grupo a grupo, comitivas a comitivas, cavaleiros e montarias foram chegando e se confraternizando com os que já estavam presentes.
O grupo foi se avolumando e dali a pouco a Estancia da Matinha estava cheia de homens, mulheres, jovens, crianças e animais na espera da partida da Cavalgada.
Este ano a cavalgada teve como objetivo levar os seus participantes a um contato direto e estreito com a natureza, proporcionando reflexões do quanto é importante preservá-la para o futuro, e também estreitar o convívio social, além de difundir o tropeirismo.
Cerca de mil cavaleiros e amazonas, entre convidados, autoridades e politicos, participaram da 8ª edição da Cavalgada da Amizade de Presidente Venceslau realizada nesse domingo (11). O evento contou com a participação de comitivas de toda região. A cavalgada iniciou-se por volta das 10h. Após a cavalgada foi servido um almoço aos participantes. Durante a tarde houve show musical com a dupla Chico Leite e Donizete.
A coordenação da 8ª Cavalgada da Amizade agradece todos os participantes, parceiros e os patrocinadores Caixa Econômica Federal e do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).
Segurança
Com a presença constante da Polícia Militar durante todo o evento, a 8ª Cavalgada da Amizade de Presidente Venceslau foi considerada pelos os responsáveis da PM, um sucesso se tratando de segurança. De acordo com a coordenação, essa edição da cavalgada foi tranquila, educativa e ordeira, além de boas companhias.
A Polícia Militar ressaltou que nenhum de ocorrência foi registrado.
Para o coordenador do evento, Álvaro Ferreira Egea, o motivo do sucesso na segurança pública durante todo o trajeto da cavalgada, foi à qualidade do serviço e a organização do evento, além do trabalho sério e ostensivo da Polícia Militar.
Sucesso
Mantendo a tradição dos anos anteriores, a cavalgada contou com mais de 400 animais e foi composta por várias comitivas locais e de cidades vizinhas.
A cavalgada partiu da Estância da Matinha às 10 h.
Mantendo a tradição dos anos anteriores, a cavalgada contou com mais de 350 animais e foi composta por várias comitivas locais e de cidades vizinhas.
Depois da partida, os cavaleiros e amazonas desceram em direção ao centro da cidade, depois, seguindo através da estrada que liga ao Bairro Madeiral.
A cavalgada seguiu para a Estância São João, passando na estrada ao lado dos trilhos de ferro da antiga FEPASA, alcançando o seu destino na hora do almoço.
Os participantes foram brindados com um almoço (churrasco).
Palestra: Código Florestal Brasileiro
Este ano os participantes da cavalgada foram brindados com a palestra do engenheiro agrônomo, Odinir Liberati Vieira, da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, regional de Presidente Venceslau, que falou sobre o novo Código Florestal Brasileiro.
Segundo Odinir Liberati o foco do novo código não se trata apenas das questões florestais, mas também de produção rural, elencando as relações entre urbanismo, campo e meio ambiente. “A preocupação é respeitarmos as questões de sustentabilidade, e definir toda essa política orientados pela ciência e tecnológica”, destacou o engenheiro.
O palestrante apresentou situações reais sobre o novo código de uma maneira simplificada.
O Novo Código Florestal trata das florestas em território brasileiro e demais formas de vegetação, define a Amazônia Legal, os direitos de propriedade e restrições de uso para algumas regiões que compreendem estas formações vegetais e os critérios para supressão e exploração da vegetação nativa. Trata-se de uma reelaboração da Lei N.º 4.771 de 15 de setembro de 1965. Após a palestra os participantes da 8ª cavalgada apreciaram o show com a dupla Chico Leite e Donizete. (fotos Caio Lanziani)
Fonte: Toninho Moré