Experiências, pioneiras no Brasil, foram realizadas em fazenda de São José do Rio Pardo (SP)
O clone, de apenas dez dias (Foto: Divulgação/In Vitro do Brasil)
Depois do clone do cavalo Turbante JO, nasce o de Cascata JO, neta do famoso garanhão
O garanhão Turbante JO, de propriedade de José Osvaldo Junqueira, foi clonado há dez dias em São José do Rio Pardo (SP), pela empresa In Vitro Brasil Clonagem, conforme noticiado ontem aqui no site de Globo Rural.
Extamente 24 horas depois do nascimento do clone de Turbante outro clone nasceu: o da égua Cascata JO, neta de Turbante. Cascata e seu avô Turbante são duas lendas da seleção de cavalo mangalarga.
Qem deu a notícia nesta quarta-feira (26/9) foi a veterinária Perla Fleury, membro da família de José Osvaldo Junqueira, e sócia da In Vitro Brasil Clonagem, sediada em Mogi Mirim (SP). Perla sublinhou: “Agora são avô e neta numa mesma geração.”
Perla afirma ter ficado impressionada com a semelhança física do clone com Cascata. “É mesmo uma cópia original, idêntica.”
Turbante JO morreu em 1998. Cascata JO morreu há três anos.
Na edição de outubro, GLOBO RURAL conta tudo sobre o nascimento em setembro/12 dos dois primeiros cavalos clonados no Brasil. O amor da família José Oswaldo Junqueira por um garanhão mangalarga fez renascer o famoso Turbante JO.
Fonte: Globo rural
Reportagem publicada em 1985
Ele é cópia do garanhão Turbante JO, campeão mundial em número de filhos
O clone, de apenas dez dias (Foto: Divulgação/In Vitro do Brasil)
A empresa In Vitro do Brasil anunciou hoje a clonagem do cavalo da raça mangalarga Turbante JO, conhecido como o garanhão do século e morto em 1998. O clone nasceu há dez dias na sede da empresa em Mogi Mirim, segundo revelou, à revista Globo Rural, José Henrique Fortes, proprietário da empresa.
O garanhão teve seu material genético guardado por 15 anos. Ele está inscrito no livro “Guinness” como o cavalo que produziu o maior número de filhos do mundo (1.678). O cavalo chegou a ser avaliado em mais de US$ 1 milhão, mas José Osvaldo Junqueira, seu proprietário, nunca quis vendê-lo. Trata-se do primeiro clone equino realizado no Brasil, que está na vanguarda na clonagem de bovinos como nelore, brahman e gir leiteiro.
Postado em: 15 out 2012
Texto Sebastião Nascimento
Fotos: Divulgação/In Vitro Brasil Clonagem
Nasce em SP o primeiro clone equino do Brasil
Estância da Matinha
Rodovia Integração (SP 563) Km 80 +500
Bairro Córrego do Veado - Presidente Venceslau - SP
Fone: (18) 3271-3077
alvaro@estanciadamatinha.com.br
Todos os direitos reservados por Estância da Matinha