No próximo dia 07 de abril, domingo, começam as cavalgadas do Divino Espírito Santo em Joanópolis/SP.O roteiro já está pronto. As cavalgadas terminam dia 25 de maio. Cada domingo o evento se repete numa comunidade ou família participante.
Na cidade de Joanópolis, no final do século XIX até o ano de 1935 a Festa do Divino era uma das comemorações mais importantes, por possuir uma área territorial extensa, os Divineiros do passado saiam a cavalo com uma Bandeira do Divino para esmolar. A esmola deveria ser de alimentos como farinhas de mandioca ou de milho, feijão e animais como boi, porcos e galinhas.
Os fazendeiros ricos davam bois inteiros, para que aos finais das semanas a população se reunisse em alguma fazenda que seria chamada de “Pouso” e lá, após missas e rezas seria distribuído o “afogado” do Divino, sendo esse ritual repetido durante sete ou oito semanas, até chegar o Domingo de Pentecostes.
Após 1935, o Divino passou a fazer parte apenas da Festa de São João, padroeiro da cidade. Retornando a ser uma festa exclusiva em 2004. Com a restauração, as Cavalgadas do Divino em Joanópolis fazem parte de uma manifestação a cultural religiosa que é popular e vem crescendo ano após ano.
A professora Neide Rodrigues Gomes, responsável pelo Ponto de Cultura de Joanópolis, explica a logística do evento: 1 - Há um encontro dos Divineiros no Império, montado na Praça da Matriz; Participam um grupo que compõe cerca 20 violeiros, grupo cantante da Melhor Idade cerca de 25, 5 crianças para o chamado Corte do Divino, e diversos bandeireiros e cavaleiros que carregam as bandeiras. 2- Visitações nas casas de devotos, quando solicitam a visita; 3 – Deslocamento para o Pouso, onde após rezas e cantorias será oferecido o “afogado” do Divino. 4 - Ao final poderá acontecer cantorias de modas de viola, catira ou outra manifestação da cultura popular que estejam participando de maneira espontânea na festa.
Veja o roteiro.
0 7 de Abril: Capela de Nossa Senhora da Luz, Bairro dos Pires - Festeiros Adão Raimundo e Prodóssimo & Tonho da Oralina.
14 de Abril: Viagem a Caraguatatuba, Matriz do Divino Espírito Santo - Festeiros Comunidade Local
21 de Abril: Capela de Santo Expedito, Bairro do Paiol Grande - Festeiros Comunidade local
28 de Abril: Fazenda dos Moretti, Bairro Bonifácio – Festeiro Jorge Moretti
05 de Maio: Chácara do Zezinho da Loja, Rua Canela Sasafraz 75 – Vicente Preto
12 de Maio: Rancho Amigo, Bairro dos Pintos – Festeiro: Família Rodrigues Gomes
18 de Maio: Fazenda do João da Ema, Bairro da Dúvida – Festeira Elizabeth Alberti
25 de Maio: Entidade Moral e Liberdade, Centro de Joanópolis – Festeiros Maçonaria