Os cossacos do Don da Rússia irão comemorar o 200º aniversário da vitória na guerra de 1812 sobre o exército do imperador de França Napoleão Bonaparte com uma marcha a cavalo Moscou-Paris. Os cossacos irão atravessar os territórios da Bielorrússia, Lituânia, Polónia, Alemanha e França.
Os cossacos partem no dia 12 de agosto de Borodino, que fica 110 km a oeste de Moscou, e a 19 de agosto já devem chegar a Fontainebleau. Um contingente de 50 homens repetirá a marcha do lendário atamã (chefe dos cossacos) Matvey Platov. Em 1813, o atamã mobilizou 24 regimentos de conscrição popular no Don Tranquilo e marchou para a fronteira com a Prússia. Antes do fim do ano os cossacos conseguiram expulsar Napoleão da Rússia. Mas isso não acabou com a guerra, o exército cossaco ainda demorou dois anos a chegar a Paris, libertando os territórios conquistados pelos franceses.
A batalha decisiva da campanha de 1813-1814 foi a grande batalha de Leipzig, em que participaram cerca de 500000 homens.
Na marcha atual participam soldados com o uniforme da época e cavalos da lendária raça do Don, explica Pavel Moschalkov, membro do Conselho Social para a Preparação da Marcha.
“Se trata de um apoio à raça de cavalos do Don que já foi muito divulgada, mas que hoje está praticamente extinta. Eles serão as montadas dos cossacos do Don e terão o equipamento do século XIX. Levamos connosco uma cópia da igreja de campanha do atamã Platov com todos os assessórios. Na viagem teremos um sacerdote que irá presidir a orações na partida, durante a marcha em si e à chegada a Paris.”
Os cavalos que irão participar na marcha antes eram selvagens. Eles foram durante muito tempo domados e depois treinados, tudo como era há duzentos anos. Os garanhões selvagens do Don são de direito considerados os mais resistentes e fortes, sublinhou Pavel Moschalkov.
“Na guerra de 1812, a única cavalaria que chegou a Paris, passando por Moscou, e depois regressou foram os cossacos com os seus cavalos do Don. Todos os outros cavalos morreram, não resistiram às exigências. Os recordes do cavalo do Don debaixo de sela são de 311 km por dia.”
Os cossacos irão regressar da sua marcha europeia só em outubro de 2012, tendo visitado a Bielorrússia, a Lituânia, a Polónia, a Alemanha e a França. O exército do Don irá efetuar diversas atuações nas grandes cidades e nos locais das batalhas demonstrando a arte de cavalgar. Neste momento, os participantes estão a terminar todos os aspetos da preparação num acampamento especial: tanto a preparação dos cavalos para uma longa marcha, como o tratamento exaustivo das armas e do equipamento.
Fonte: Radio Voz da Russia