Presidente Venceslau, 11 de março de 2007
Pnuma, Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, promove plantio mundial pela preservação de nossas florestas
Para estimular ações voluntárias contra as mudanças climáticas provocadas pelo efeito estufa, o Pnuma está coordenando campanha mundial para o plantio, em 2007, de no mínimo um bilhão de árvores ao redor do planeta. Do cidadão comum a grandes corporações filantrópicas, passando por empresas e governos, todos os atores sociais estão convidados a participar da Plant for the Planet: Billion Tree Campaign.
Idealizada pelo professor Wangari Maathai, ambientalista laureado com o Prêmio Nobel da Paz, a campanha – lançada em novembro, em Nairóbi (Quênia), durante a Conferência sobre Mudanças Climáticas – tem o apoio do príncipe soberano de Mônaco, Albert II, e da organização World Agroforestry Centre (Icraf).
Os interessados em participar estão convidados a inscrever seus compromissos com metas de plantio no site www.unep.org/billiontreecampaign, que podem variar de um simples muda, em pequeno jardim, a 10 milhões de árvores em quatro áreas-chave: florestas degradadas ou desérticas; fazendas e paisagens rurais; plantações de manejo sustentável; e ambientes urbanos.
Serão disponibilizadas técnicas de plantio e informações sobre reflorestamento e outros dados de interesse, como acessos a sites de organizações que possam se tornar parceiras nessa gigantesca empreitada. Os participantes receberão certificados do seu envolvimento na campanha.
Mesmo reconhecendo os limites de uma campanha do gênero, o diretor-executivo do Pnuma, Achim Steiner, lembra que a humanidade tem pouco tempo para reverter as sérias mudanças climáticas em curso no planeta e que a iniciativa pode tornar-se uma expressão significativa, prática e simbólica, “de nossa determinação comum” em enfrentar o problema.
Ao lado de outras ações necessárias de combate ao efeito estufa – como o uso de energia renovável e as pessoas dirigirem menos e desligarem as luzes de ambientes vazios e os aparelhos eletrônicos, ao invés de deixá-los na posição standby –, o plantio de árvores ataca outros problemas graves provocados pelo desmatamento, como a perda de biodiversidade, a diminuição de fontes de água, a desertificação e a erosão de solos.
Iniciativa combate taxa alarmante de desmatamento
A campanha Plant for the Planet: Billion Tree Campaign coloca em questão a importância de se preservar as florestas do planeta, desmatadas a uma taxa alarmante: cerca de 13 milhões de hectares anuais – área equivalente à Grécia. As maiores perdas vêm sendo registradas em países da África e da América do Sul, como o Brasil. A destruição anual de florestas contribui mais para o aquecimento global, devido à liberação de dióxido de carbono para a atmosfera, do que a emissão de gases do setor de transportes.
Recuperar essa perda não é tarefa fácil. Apenas para reflorestar o que foi desmatado na última década, seria necessário o plantio de 130 milhões de hectares, uma área equivalente ao Peru. Isso representa o plantio de cerca de 14 bilhões de árvores, anualmente, pelos próximos dez anos. É o equivalente a cada habitante da Terra plantar e acompanhar o crescimento de duas sementes de árvores por ano.
Haroldo Mattos de Lemos
Presidente do Instituto Brasil PNUMA
Informações: brasilpnuma@domain.com.br
Fonte: Instituto Brasil PNUMA