O porto de Presidente Epitácio foi reativado neste sábado (07). Cinco toneladas de trigo que saíram do Paraguai há uma semana, marcaram o início de uma nova fase econômica para Presidente Epitácio.
O produto chegou em 12 embarcações fluviais. Foi a primeira carga a chegar ao Terminal Portuário depois de 10 anos de desativação. O porto de Epitácio foi construído em 1960 com a intenção de interligar o Rio Paraná com a ferrovia.
Trinta e oito anos depois as atividades foram interrompidas porque durante o enchimento do lago da Usina Engenheiro Sérgio Mota o terminal ficou inundado. Como obra compensatória a Cesp - Companhia Energética de São Paulo teve que refazer o porto, que ficou pronto em 2005, mas só agora voltou a funcionar.
Como o porto ficou bastante tempo parado a prefeitura teve que fazer pequenos ajustes. Foi necessário um investimento de cerca de 60 mil reais. Os produtos que chegam, passam pelo sugador, em seguida vão para a esteira, entram no elevador e depois são descarregados diretamente nos caminhões que vão fazer o transporte para uma empresa da cidade.
Nessa primeira viagem vieram cinco mil toneladas de trigo, mas a hidrovia deve ser usada outras vezes em Presidente Epitácio. O funcionamento do porto é sinônimo de progresso e desenvolvimento para a cidade. Por conta dessa boa perspectiva, muitos moradores de Epitácio foram até o porto conferir o primeiro dia de trabalho.
A hidrovia ajuda a desafogar o setor rodoviário e é a alternativa de transporte de carga mais econômica, seguida pela ferrovia. E o desafio agora é esse: fazer com que os trens voltem a passar por aquele local, o que não ocorre há mais de um ano.
Fonte: TV Fronteira
Porto de Epitácio volta a funcionar
Estância da Matinha
Rodovia Integração (SP 563) Km 80 +500
Bairro Córrego do Veado - Presidente Venceslau - SP
Fone: (18) 3271-3077
alvaro@estanciadamatinha.com.br
Todos os direitos reservados por Estância da Matinha