Programa de Melhoramento Genético e Banco Genético da Raça Pêga
Prezados criadores
A raça Pêga é muito jovem, e precisa ser conduzida com seriedade e respeito. Temos poucos animais e precisamos utilizá-los com critérios, respeitando as leis da Genética e suas qualidades e defeitos. Devemos evitar consangüinidade e utilização de animais que não vão acrescentar qualidades a sua descendência.
Conversamos com alguns criadores e técnicos e tivemos apoio para iniciar um programa de preservação e melhoria da raça. Solicitamos aos criadores interessados que nos retornem o mais rápido possível, através de e-mail, telefone ou por escrito.
O criador que tiver animais de qualidade, registrados ou controlados e quiser contribuir com o programa, deve disponibilizar um animal ou mais para que possamos avaliar e utilizá-los em cruzamentos com outros animais de outros criadores. Poderemos efetuar o transporte destes animais ou inseminar as jumentas.
Os produtos serão de propriedade da Associação e dos criadores que participarem do programa. Estes produtos quando adultos serão utilizados em todos as fazendas que tiverem interesse, com critérios que serão estabelecidos. Alguns animais poderão ser vendidos, com preferência de compra dos participantes do projeto, para proporcionar renda a Associação e disseminar suas qualidades.
Assim acreditamos que estaremos preservando a raça e aumentando as chances de obtermos animais melhoradores.
Porque atualmente temos bons animais que devido às distâncias ou perfil dos criadores nunca serão utilizados por ninguém mais que seu proprietário, e este animal poderia contribuir muito para a raça.
Quanto mais animais de qualidade existirem mais rápido a raça vai evoluir e alcançar uma média de animais superiores.
Contamos com a compreensão e apoio dos criadores.
Atenciosamente,
A Diretoria
Fonte: ABCJPêga
Estância da Matinha
Rodovia Integração (SP 563) Km 80 +500
Bairro Córrego do Veado - Presidente Venceslau - SP
Fone: (18) 3271-3077
alvaro@estanciadamatinha.com.br
Todos os direitos reservados por Estância da Matinha