Tifton 85
Ricardo Mickenhagen
Cynodon spp cv Tifton 85 - Bermudagrass
Origem: USDA-ARS/UG-USA. Estação experimental de Tifton no Estado da Geórgia/ E.U.A.
• Possui rizomas largos, é produtiva, digestível e suculenta.
• Exige solos de boa fertilidade, pouco susceptível a cigarrinhas e geadas.
• Dentre as Tiftons, promove o mais alto ganho de peso vivo/hectare/ano, é um híbrido verdadeiro.
• Proporciona excelente fechamento do solo e controle de erosão.
• Gramínea aprovada para manejo baixo de Pastagens, Corte Verde (como capineira), Silagem e Fenação.
• Muito palatável para eqüinos, bovinos, ovinos e caprinos.
A Tifton 85 Bermudagrass foi desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, em cooperação com a Universidade da Geórgia; Estação Experimental de Tifton, pela equipe do Prof. Dr. Burton. A Tifton 85 foi registrada e liberada para plantio nos E.U.A., em 31 de outubro de 1992. Seu lançamento portanto é recente, até o momento é considerado o melhor híbrido do gênero Cynodon para formação de Pastagens. A Tifton 85 é o resultado do cruzamento da Tifton 68, com a introdução PI 290884 que é a melhor do seu gênero, proveniente da África do Sul. É uma gramínea perene, rizomatosa, estolonífera, tem grande massa foliar e quando bem manejada proporciona um excelente fechamento do solo.
IMPORTANTE: A Tifton 85 possuí rizomas que são caules subterrâneos, que mantêm uma reserva de carboidratos e nutrientes proporcionando maior resistência e persistência da pastagem em situações de estresses, como: geada, fogo, déficit hídrico e pastejo baixo. A Tifton 85 é mais resistente ao frio do que a Tifton 68, justamente por ser um híbrido rizomatoso e por possuir dois grupos de cromossomos básicos, provenientes da introdução PI 290884 da África do Sul, resistente ao frio. A Tifton 85 se adapta muito bem em regiões frias e também é ótima em regiões quentes de clima subtropical e tropical; Requer boa fertilidade. Nos Estados Unidos, com a Tifton 85 devidamente manejada, conseguiu-se um ganho de peso vivo em bovinos de 1032 Kg/ha/ano, o que corresponde a um ganho de 34 arrobas por hectare/ano, é lógico que isto foi conseguido utilizando-se uma adubação balanceada na base de 225 Kg de nitrogênio/hectare/ano mais os outros nutrientes, parcelados em três vezes e aplicados em cobertura. Nos EUA a fórmula de adubação mantém a proporção N:P2O5:K2O de 4:1:2 mais enxofre e micronutrientes, a relação custo/benefício na adubação da pastagem de Tifton 85 demonstrou ser ECONOMICAMENTE FAVORÁVEL. A produtividade da Tifton 85 segundo trabalhos dos Professores Burton, Hill e Gates é muito superior a qualquer outra Bermudagrass O seu uso também é para fenação, sendo a mais palatável para os eqüinos. As mudas da Fazenda Progresso tem garantia de "PUREZA VARIETAL" pois são tecnicamente identificadas e selecionadas. As mudas são touceiras com raízes, hastes, estolões, fartura de gemas e isentos de ervas daninhas.
Informações Adicionais
Híbrido obtido, pelo eminente cientista norte-americano Dr. Glenn W. Burton, do cruzamento de duas estrelas da Africa Equatorial, com uma gramínea mais fina e com rizomas (Bermudagrass), introduzida da África do Sul.
Fonte: www.pastagens.com.br