Manoel Dias foi nomeado para o Ministério do Trabalho e Emprego em 16 de março de 2013 pela Presidenta Dilma, sucedendo Carlos Daudt Brizola. Ambos são do PDT. Brizola comandou o M T E durante dez meses e meio.Caiu por falta de apoio de seu partido. Não lhe faltou apoio das centrais sindicais.
Manoel Dias é um advogado catarinense de Criciúma. Por longo tempo ocupou a Secretaria Geral do PDT.Desde jovem militou na causa trabalhista.Possui fortes vínculos ideológicos com gigantes trabalhistas como Getúlio Vargas, João Goulart e Leonel Brizola.
Em seu discurso dia 23 de maio de 2013 no Ato de inauguração do Painel em homenagem aos 70 anos da CLT na sede do Sindpd em São Paulo, Manoel Dias lembrou que João Goulart, quando ainda Vice presidente da Republica , dormiu uma noite na sede do Sindicato dos Mineiros de Criciúma, o que demonstra a importância que o sindicato tinha na vida política do pais nos anos 60 do século passado.
Manoel Dias recebeu de Antonio Neto, Presidente do Sindpd e da CSB, Central dos Sindicatos Brasileiros, um busco de Getúlio Vargas.
A nomeação de Manoel Dias para o Ministério do Trabalho reacendeu a esperança de ressurgimento do M T E como centro articulador de políticas de proteção ao trabalhador brasileiro. Gestor de dois fundos bilionários formado com dinheiro do trabalhador-FGTS e FAT, o M T E vive a míngua na Esplanada dos Ministérios. Falta tudo, de cadeira a recursos humanos.
Com apoio de seu partido e das centrais sindicais , Manoel Dias é uma esperança de que o M T E recupere o protagonismo que os 45 milhões de assalariados esperam do único ministério que tem a missão institucional de produzir políticas publicas em beneficio do trabalhador brasileiro.
Tendo ao fundo o painel dos 70 anos da CLT, tirei uma foto com Manoel Dias.
Alvaro Egea
Manoel Dias, uma esperança no Ministério do Trabalho
Estância da Matinha
Rodovia Integração (SP 563) Km 80 +500
Bairro Córrego do Veado - Presidente Venceslau - SP
Fone: (18) 3271-3077
alvaro@estanciadamatinha.com.br
Todos os direitos reservados por Estância da Matinha