Através de Lino de Macedo, Secretário da Agricultura de Caiuá, fiquei sabendo que em 05/04/13 morreu Sebastião Silva de Melo, conhecido como Tião Macalé, ex- presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Epitácio .
Ele morreu de infarto numa sexta-feira de madrugada em sua residência no bairro do Campinal, Presidente Epitácio .
Sebastião ocupou a presidencia do sindicato até agosto de 2012, dela afastou-se por discordar da nova diretoria da entidade, que não o convidou para continuar na direção da entidade.
Durante cerca de 20 anos integrou a direção da Fetaesp, a federação da categoria, seja na condição de diretor ou integrante do Conselho Fiscal.
Baiano, veio trabalhar na região do Pontal ainda menino.Tião era produtor rural, posseiro na Lagoa São Paulo.
No final dos anos 60, em plena ditadura militar, junto com um grupo de posseiros, Tião enfrentou as perseguições de um grileiro de nome Zé Dico, que contratava jagunços para expulsar os produtores rurais da terras devolutas da Lagoa São Paulo. Zé Dico foi assassinado por um grupo de posseiros em sua casa de madeira próxima de uma grande figueira existente ainda hoje na Agrovila 1, Campinal, Presidente Epitácio.
O Dops, a polícia política da época, realizou a prisão de um grupo de posseiros, cujos integrantes foram colocados no trem e conduzidos até a sede do Dops em São Paulo.Por insuficiência de provas, o grupo foi solto e retornou para Presidente Epitácio.Tião estava nesse grupo.
Tão participou da organização do Projeto de Reassentamento da Lagoa São Paulo pela CESP.Recebeu um lote. Foi do Conselho fiscal da Colagoa. Foi candidato a presidente da Colagoa, perdeu para Geronimo Carbonaro, em cuja gestão foi vendida metade das terras escrituradas da cooperativa para pagar dividas com o INSS, o que não ocorreu. Sob o comando de Tião, a cooperativa certamente não teria sofrido o descalabro patrimonial verificada na gestão de Carbonaro .
Em agosto e setembro de 2012 estive na casa do Tião Macalé no Campinal . Tião era uma memória viva e importante sobre a história da Colagoa. Saiu magoado da presidencia do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Presidente Epitácio .Tão deu importante contribuição para as lutas dos trabalhadores e produtores rurais de Presidente Epitácio e do Brasil. Defendia a reforma agrária. Que Deus reserve para ele um descanso em paz!
Alvaro Egea