A vida anda corrida. Mas sobrou um tempo para ir ao lançamento do livro do Dr. José Carlos da Silva Arouca, ou simplesmente Dr. Arouca.
Dia 3 de abril ele lançou o livro Organização Sindical no Brasil, Passado – presente – futuro (?) no Sindicato dos Hoteleiros em São Paulo .
Desde meados do anos 50 do século passado Dr. Arouca milita na advocacia sindical dos trabalhadores de São Paulo .
Em l964 passou no concurso para juiz do trabalho, mas a ditadura militar o impediu de assumir a magistratura.Arouca militou no extinto Partido Comunista Brasileiro, tendo sofrido uma prisão por conta de sua militância.
Em 1995 foi nomeado desembargador federal do trabalho na vaga dos advogados no Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.
É autor de “ Em Defesa da Unidade Sindical” (1985), Os Trabalhadores e a Nova Constituição” (1998), “O Sindicato em Um Mundo Globalizado” (2003), “Curso Básico de Direito Sindical” e agora lançou “Organização Sindical no Brasil, Passado – presente – futuro (? “.
Por conta da expulsória, aposentou-se aos 70 anos, é desembargador federal do trabalho aposentado, advogado e consultor sindical.Viaja pelo Brasil proferindo palestras.Estudioso do movimento sindical brasileiro, tem idéias próprias sobre a organização sindical brasileira. Escreve regularmente em revistas especializadas.
Estive na noite de autógrafos. Arouca assinou dezenas de autógrafos aos advogados, sindicalistas e amigos que foram prestigiar o evento.
Eu estive lá.Ganhei um autografo e dei um abraço no Dr. Arouca.
Quando ainda era estudante de direito , trabalhei em um sindicato de trabalhadores em São Paulo onde o Dr. Arouca integrava o departamento jurídico. Aprendi muito com Dr. Arouca.
Já o conhecia e o admirava como advogada por sua trajetória de lealdade aos sindicatos de trabalhadores e aos trabalhadores mais de 50 anos de advocacia .Dr. Arouca é um exemplo de coerência na defesa dos trabalhadores . Sua obra intelectual é uma referencia na literatura especializada.
12 de abril de 2013
Alvaro Egea
Alvaro Egea